Produções de alunos

  • http://www.saladeleitura-wilqueteca.blogspot.com.br/

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Orientação Vocacional



Escolha da profissão

Há momentos na vida em que precisamos tomar decisões. A escolha profissional é um deles. Decidir o que se quer para o futuro, o que desejamos fazer pelo resto de nossas vidas não é uma tarefa fácil.

Alguns jovens sabem quais são suas preferências, enquanto outros ficam muito indecisos. Para ajudar esse momento, o melhor é a informação sobre as profissões e o mercado de trabalho, bem como a reflexão sobre sua personalidade e seus interesses. Escolhas conscientes trazem mais segurança e melhores resultados na vida

Neste blog você vai encontrar dicas que podem ajudá-lo a conhecer melhor a si mesmo e o universo das profissões e cursos disponíveis.

Abaixo o link de um teste vocacional, lembrando que os testes não são uma verdade absoluta, eles podem ajudá-lo a se conhecer melhor para que você possa fazer a melhor escolha.
http://www.rioserv.com.br/Teste%20Vocacional.htm


Você pode fazer um curso superior numa universidade pública. Veja as opções no estado de São Paulo.

UNIVERSIDADES PUBLICAS
O estado de São Paulo possui seis universidades públicas que oferecem cursos gratuitos de graduação e pós-graduação nas mais diversas áreas de conhecimento.
Cada universidade tem seu próprio exame, mas no geral eles se assemelham bastante, sendo geralmente formados por provas que exigem do candidato domínio do conteúdo ensinado no ensino médio. O vestibular exige dedicação do aluno, mas este é um esforço que vale a pena.
CRITÉRIOS: É preciso passar pelo processo seletivo (vestibular).

As seis universidades públicas de São Paulo:
Estaduais         Federais
USP                 UFSCAR
UNESP            UNIFESP
UNICAMP        ITA
Conheça ainda alguns programas do governo e de instituições privadas que ajudam a pagar a faculdade.   
PROUNI
Programa Universidade para Todos, do Ministério de Educação (MEC), foi criado pelo Governo Federal em 2004.
Oferece bolsas de estudos, integrais ou parciais (50%) em instituições de educação superior privadas para estudantes brasileiros de baixa renda. A bolsa integral é para estudantes com renda, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. A bolsa parcial é para renda de até 3 salários por pessoa. Informações: www.mec.gov.br 

CRITÉRIOS:
- O estudante deve prestar o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e obter a nota mínima de 45 pontos.
- Ter renda familiar, por pessoa, de até três salários mínimos.
- Ter cursado o ensino médio completo em escola pública.
- Fazer a inscrição durante o processo seletivo, geralmente em janeiro.

SISU
O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é o sistema informatizado, gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), no qual instituições públicas de educação superior oferecem vagas para candidatos participantes do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). O sisu acontece duas vezes ao ano. Informações: www.sisu.mec.gov.br

CRITÉRIOS:

- Fazer o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). O candidato é selecionado exclusivamente pela nota do Enem.
- Fazer a inscrição no sisu, geralmente em janeiro.





Escola da Família
Programa do Governo do Estado de São Paulo que concede bolsas de estudo em instituições particulares a ex-alunos da rede estadual de ensino e das redes municipais conveniadas. O aluno tem seu curso financiado em 100%, sendo 50% da mensalidade paga pelo Estado (limitada a um teto de R$ 267 ao mês, renovável semestralmente) e o restante financiado pela própria faculdade. Para isso, o universitário deve dedicar seus finais de semana ao Programa Escola da Família, desenvolvido em algumas escolas estaduais e que consiste em realização de atividades à comunidade dentro das escolas. Informações: www.escoladafamilia.sp.gov.br ou 0800 – 7700012

           CRITÉRIOS:
- Ter concluído o ensino médio na rede estadual ou municipal paulista.
- Estar regularmente matriculado em um curso de graduação de instituição privada de ensino superior conveniada com o programa.
- Não estar recebendo outro benefício para custeio da mensalidade do curso superior.
- Ter interesse e disponibilidade para participar de atividades do programa.

Fies

Programa de Financiamento Estudantil mantido pela Caixa Econômica Federal é destinado a financiar a graduação no ensino superior de estudantes que não têm condições de arcar com os custos de sua formação e estejam regularmente matriculados em instituições particulares, cadastradas no Programa e com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo MEC. O Fies oferece crédito para pagar mensalidades e o aluno deve quitar a dívida depois de formado. Informações:www3.caixa.gov.br/fies/FIES_FinancEstudantil.asp

CRITÉRIOS:
- Participar do processo seletivo de candidatos ao financiamento. Os critérios de seleção são definidos pelo MEC a cada processo seletivo e levam em consideração o perfil socioeconômico dos candidatos.

Programas de faculdades e universidade
Muitas faculdades e universidades oferecem seus próprios programas de fornecimento de bolsas, como de iniciação científica (no qual o aluno pode desenvolver seu projeto com bolsa-auxílio institucional ou externa; ou, ainda, atuar como voluntário) ou programa de extensão (aluno continua na instituição fazendo pós-graduação, especialização etc). Cada instituição tem suas regras para a concessão de bolsas.

           Programas de empresas
Existem várias opções de finaciamento estudantil oferecidas pelo mercado. Entre eles:
- Crédito Universitário Pravaler, da Ideal Invest (www.creditopravaler.com.br/)
- Crédito Educativo do Instituto Educar (www2.institutoeducar.com.br/novo2/)
- Programa de Financiamento Privado do Ensino (Profipe), da empresa de consultoria em educação Editau (www.editau.com.br/produtos_profipe.php)


Confira os 10 erros mais cometidos na redação do Vestibular
1) Gênero do texto
Tenha atenção no que a prova está pedindo. Escrever uma dissertação no lugar da narração que foi pedida pode resultar em um zero na prova. Isso faz com que muitos candidatos nem tenham suas provas corrigidas
.

2) Fuga do tema
Para não fugir do tema pedido leia com atenção os textos disponibilizados na coletânea, além do enunciado. Escrever um excelente texto sobre um assunto que não foi pedido também faz com que sua prova seja anulada.

3) Linguagem
Use sempre a linguagem culta no momento de escrever seu texto. Evite o uso de expressões orais como "né" e "ok". Elas deixam sua redação informal demais. Os corretores também não aceitam o uso de gírias nos textos.


4) Linguagem rebuscada
Usar palavras rebuscadas também não ajuda a aumentar a nota, pelo contrário. A linguagem formal não deve ser complicada e usar palavras que você não conhece bem o significado pode deixar seu texto sem fluência.


5) Erros gramaticais
Erros básicos não passam pelo crivo dos corretores. Portanto, se você estiver em dúvida sobre a grafia de alguma palavra ou regra gramatical substitua por outra ou organize a frase novamente.


6) Clichês e provérbios
Tanto os clichês quanto os provérbios, além de outras frases feitas, mostram aos professores que o estudante não tem originalidade para escrever e expor suas opiniões.


7) Radicalizar
Evite escrever em gêneros dissertativos frases como "Devemos nos unir" ou "Vamos reciclar o planeta" porque são ideias frágeis. Elas costumam ser usadas quando o estudante não tem argumentos suficientes para induzir o leitor a chegar à conclusão desejada.


8) Citações
Esse recurso pode enriquecer muito o texto, mas deve ser usado com cuidado. Evite expressões muito comuns e não as use também se elas não fizerem parte do contexto apresentado.

9) Muitas informações
É importantíssimo que você tenha bastante conhecimento para escrever bem sobre tudo, mas não despeje tudo que você sabe sobre um tema no texto. Muita informação atrapalha a coesão e pode confundir muito mais do que ilustrar seu ponto de vista. Escolha os dados com atenção e use os argumentos corretos.


10) Redundância
Textos grandes repletos de palavras repetidas e ideias que não saem do lugar costumam ter notas baixíssimas. Quanto mais redundante for o texto mais fica provado que o candidato não tem repertório suficiente para escrever uma boa redação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário